segunda-feira, julho 26, 2004

Copyleft

Fazer uma fotografia, publicar um texto ou escrever um programa de computador implica sempre (pelo menos) um autor que em nome deste seu acto maternal de criar algo, deseje ver consagrados alguns direitos. Como é natural diferentes pessoas guardam sobre os seus direitos diferentes visões e diferentes entendimentos.

A forma como estes direitos ganham corpo de lei faz com que sejam entendidos de forma absoluta, ou seja, é o estado quem determina os "direitos" existentes sobre as obras, ainda que os autores discordem desses mesmos "direitos". Um exemplo acabado do que referi é a norma imposta pela comissão europeia às Bibliotecas Públicas, exigindo a cobrança de taxas pelo empréstimo domiciliário das obras.

O que casos como este tornam evidente é que os direitos de autor são em geral os direitos das editoras que controlam os circuitos de distribuição e a cadeia de valor do chamado mercado cultural. Em circunstância alguma os "autores" são chamados no que diz respeito a estas regras impostas por uma lógica de propriedade intelectual que nega o saber colectivo, a circulação livre de ideias (e portanto de forma não taxada) dentro de uma sociedade e em que os próprios autores tenham o direito de abdicar de determinados "direitos", abdicando por exemplo da crença neoliberal em que o conhecimento (e sobretudo o acesso a ele) é uma mercadoria.

São grandes grupos editoriais, que agrupam televisões, jornais, editoras discográficas e livreiras (os produtores de "conteúdos"), empresas de telecomunicações e de dados (os distribuidores de "conteúdos") que consideram esta mercadoria como uma das mais valiosas e entre aquelas que mais deve ser protegida, de todas as formas possíveis. Seja criando legislação mais e mais restritiva (vide as patentes de software na europa), seja criando mecanismos que bloqueiem as redes de partilha existentes entre utilizadores - onde o caso mais famoso é o do napster. A tudo isto não será certamente alheia a concentração voraz que se verifica nestes meios nem o apetite dos mercados financeiros em tornar estes grupos os centros da especulação do sec. XXI.

Não vale sequer a pena pensar em gigantes como a Time-Warner. À dimensão portuguesa meia dúzia de grupos concentram nas suas mãos praticamente todos os meios de comunicação social e as infraestruturas de comunicação:
A Impresa (de Pinto Balsemão do PSD), detêm o Expresso, a Sic, Visão, Blitz, etc...
A Media Capital (do actual Ministro do Ambiente, Nobre Guedes, do CDS-PP) que detem a TVI, a rádio Comercial, Radio Cidade, Radio Clube Português, o IOL e (lembram-se?) comprou a rádio VOXX para acabar com ela...
O Grupo PT (controlado maioritariamente pelo Governo, pelo BES e pela Telefónica) que detem o JN, o DN, a TSF, o 24 Horas, o Sapo, a Telepac...
A Sonae.com (de Belmiro de Azevedo): Público, Novis, Miau, Clix, Optimus...


| Extintor Branco | Serralves | Março 2004 |

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