quarta-feira, junho 28, 2006

Bela Lugosi's Dead

Aos 16 anos compra-se uma t-shirt dos Bauhaus. Daquelas t-shirts que só se compram aos 16 anos. Quando aos 21 nos oferecem uma t-shirt dos Fields of the Nephilim apreciamos, agradecemos mas só a usamos quando o rei faz anos. Como vivemos numa república a t-shirt vai ficando esquecida por baixo daquela outra da Siouxsie comprada num memorável concerto na Figueira da Foz.

Muitos anos depois começamos a apreciar, mais do que os originais, as versões languidas que se vão fazendo. Até os Dead Kennedys descobrem um charme quase pueril.

Há muitos anos, um dia à noite, enquanto ouvia pela primeira vez a guitarra do Ry Cooder do Paris Texas, num velho programa da Antena 1, estava longe de imaginar que tudo se repetiria. Versões dos Gotan Project, versões dos Nouvelle Vague, versões variadas do Gainsbourg feitas por desconhecidas, mas aparentemente muito famosas vedetas do pop-rock britânico. Visitas guiadas à adolescência.

Nada me tira da cabeça que o primeiro sintoma de tudo isto foi a versão do Head On feita pelos Pixies. Lá diz o Fernando Alves, há que estar atento aos sinais...

Aqui podes encontrar a letra da música dos Bauhaus e para quem ler inglês, um artigo sobre a mesma.


| Retrato [quase] Falhado | Porto | Junho de 2006 |

Sem comentários: