quarta-feira, novembro 17, 2004

Vou ali e já venho

Há anos atrás, na selva Lancadona - sudeste mexicano - uma das mais criativas declarações políticas da actualidade descrevia el sub-comandante Marcos como todos os explorados, todos os oprimidos, todos os discriminados. Todos couberam desde então debaixo daquele capucho negro. O coração de muitos tinha, em 1994, como capital Chiapas. Mas isso das capitais não é coisa que na verdade faça muito sentido. E os corações podem por isso multiplicar as suas capitais como outras tantas paixões.
De Chipas para Dili podemos por isso viajar em questão de segundos. Tal como de Porto Alegre para Génova. Ou de Seattle para Mumbai. Em 2004, foi Londres quem recebeu este povo global. O Movimento dos Fóruns - surgido no Brasil em 2001 - procura, desde então, juntar num espaço comum movimentos e cidadãos das mais variadas origens culturais, geográficas, ideológicas e políticas. Um espaço de encontro, de debate, de organização e resistência a uma ordem internacional baseada na subjugação económica do hemisfério sul, na pilhagem ambiental do planeta, no militarismo e na guerra.
Cada um destes momentos é uma afirmação de um princípio óbvio, e que na actualidade é particularmente subversivo. A ideia de que um outro mundo é possível.


| Manifestação | Fórum Social Europeu | Londres | Outubro 2004 |

Sem comentários: